quarta-feira, 8 de julho de 2009

Exp. 0004 - Produto - Lançamento


Antes de tudo, um pouco de filosofia:
É possível um aluno ficar tão bom quanto seu mestre? Eu acredito que sim.
Agora, é possível o mestre chegar a ponto de tentar imitar seu aluno, e não ter sucesso?
Eu não lembrava de nenhum caso. Até hoje...

ROLADINHO CHOCOLATE é da Piraquê, vendidos em embalagem de 80g. Considere o irmão mais novo do clássico ROLADINHO GOIABA, e que muitos (inclusive eu) chamam carinhosamente de “Goiabinha”. E quando eu digo clássico, não é brincadeira. O Roladinho Goiaba foi lançado em 1966 e é um dos produtos mais vendidos da empresa. Eu mesmo já cansei de levar pra merenda quando pimpolho, minha mãe adora, e por aí vai.
Mas pra falar sobre o ROLADINHO CHOCOLATE vou ter que explicar a comparação “mestre-aluno” que fiz no início do texto.
A concorrente Bauducco, com sua extensa linha de biscoitos, lançou uma linha de recheados há poucos anos como concorrência direta. Primeiro foram as barrinhas Maxi (sabores Goiaba, Chocolate, Banana e Coco) que apesar de serem chamadas de barras, lembravam o ROLADINHO da Piraquê. Apenas eram um pouquinho mais compridas, e vendidas por uma enorme quantidade de ambulantes no Rio de Janeiro. Portanto, não confundir com as infames barrinhas de cereais.
Tempos depois, a Bauducco começa a vender os pacotes de Recheadinhos 130g/140g, nos sabores Goiaba, Chocolate, Brigadeiro e Morango. Esses sim, idênticos ao Roladinho. A diferença é que o Roladinho da Piraquê é mais fofinho.
A Bauducco vendeu bastante, mas o Roladinho Goiaba é mais gostoso.
Agora fica mais fácil de explicar o caso do “aluno que superou o mestre”.
O grande lance é que a Bauducco ganhou destaque com os sabores variados. Parece que a Piraquê não quis ficar pra trás e tentou diversificar lançando o ROLADINHO CHOCOLATE. Não conseguiu a mesma magia do irmão mais velho.

SEGUNDA OPINIÃO:
Como eu disse que minha mãe adora, nada mais justo que ele experimente essa novidade. Ela o fez, e não achou graça nenhuma. Como eu disse, faltou algo aí.
Não me dando por satisfeito, coloquei minha esposa como cobaia. Uma “terceira opinião”. O resultado foi o mesmo. Sem empolgação.

INFORMAÇÃO ADICIONAL:
Veja, isso não é uma porcaria completa. O grande problema aqui é que o diferencial (o recheio de chocolate) some na massa (também de chocolate). São poucos os biscoitos que dão certo. Geralmente, o contraste massa/recheio é que torna o biscoito mais saboroso. Aqui a combinação não dá certo. Entretanto, as consistências do recheio e da massa parecem que não sofreram mudanças

CONHECIMENTO ADQUIRIDO:
Não sei se foi uma aposta ou equívoco. O fato é que o ROLADINHO CHOCOLATE não parece fazer sucesso entre a garotada. Não vi sequer alguém consumindo isso. Ao meu ver, está fadado a ser uma vaga lembrança de que isso existiu daqui a alguns anos.
Moral da história: o mestre é imbatível na goiaba, mas foi superado pelo seu discípulo no chocolate.


Mais informações:
http://www.piraque.com.br/site/content/produtos/detalhe_produto.aspx?produtoId=139

Um comentário:

Wla disse...

Olá! Cheguei aqui pq vi seu comentário em um blog sobre os biscoitos divertidos.

Você disse se lembrar do 'Divertidos' do Snoopy e eu procuro sempre por ele na net porque parece até delírio meu quando falo dele e ninguém se lembra!

Mas pelo que me recordo, os biscoitos do Snoopy eram redondinhos (depois veio a versão retangular) e entre dois biscoitos quaisquer dentro do pacote, vinha um adesivo que parecia um bottom, geralmente era de fundo branco, com a imagem do Snoopy ou da turma dele. Você se lembra disso?

O curioso é que não lembro que esse do Snoopy chamava 'divertidos' e essa história dos adesivinhos entre os biscoitos marcou muito na minha memória.

Abraços!