terça-feira, 16 de junho de 2009

Exp. 0003 - Produto - Relançamento


Putz! Produtos assim me fazem chorar...de saudade.

SKINY é um salgadinho da Mabel feito de flocos de milho. Muitos consideram o primo pobre do FANDANGOS da Elma Chips. A marca tem o slogan “Natural até na Cor” que acompanha o produto há décadas. Na verdade este biscoito pertence aquela classe que muitos chamam de “isopor”. Serve apenas para salgar a boca ou exercitar a mandíbula, já que não “enche a barriga”.
Até aí nada demais, você deve estar pensando. Bom, talvez você esteja certo. O grande atrativo dessa vez é o saudosismo.
Devo confessar que gosto mais de SKINY do que FANDANGOS. Eu considero o biscoito da Elma Chips mais carregado no sabor. Seja no tempero, conservantes ou qualquer outra coisa. Não sei dizer ao certo. Talvez por isso o slogan “Natural até na Cor” do SKINY não me parece uma “inverdade”. Claro que isso não tira o valor do Fandangos. Eu mesmo já comi muito quando moleque nos recreios da escola. Gostava mais do Fandangos sabor presunto do que o sabor natural.
Mas o que pouca gente sabe é que o produto da Mabel foi criado primeiro. Quase 10 anos antes. Portanto os “Fandanguetes” podem tirar o cavalinho da chuva. Skiny é o mais velho (falarei disso mais abaixo).
Respeitado a hierarquia, falemos do produto. O que quero destacar aqui é o SKINY CLÁSSICO!
Yes!!! Para quem não conheceu, a Mabel colocou no mercado a versão retrô da embalagem. Era praticamente com essa roupagem (o verso não foi reproduzido) e com essa mascote (que o site da Mabel chama de bigodudo, mas ele parece muito com um chapéu de mestre-cuca) que Skiny fez sucesso. A embalagem diz que é uma edição especial de 35 anos. Fiz uma pesquisa e descobri que o Skiny foi lançado em 1972* (O Fandangos em 1980). Pelas contas, o SKINY CLÁSSICO (50g, preço médio R$ 1,00) foi lançado em 2007. Só que eu não vi este produto ser vendido antes de abril deste ano. De qualquer forma, ainda que a data esteja errada em dois anos, Skiny continua sendo mais antigo. Ou seja, garotinho juvenil, antes do Espantalho do Fandangos quem mandava era o “Chapéu de mestre-cuca bigodudo”.

*Fonte: Almanaque dos Anos 80.

EXPERIÊNCA EXTRA:
Lembro que no verso existiam sugestões de consumo. Seja no futebol, com a família, vendo TV ou nas refeições. SIM, MANCEBO! NAS REFEIÇÕES!!! Eu, como criança obediente, tascava uma porção de Skiny no prato, acompanhando o arroz e a carne. Eu só não misturava com feijão. Fui um pimpolho feliz!

SEGUNDA OPINIÃO:
Minha digníssima esposa também gostou da novidade. A combinação é a seguinte: sobrou um troco + viu na prateleira no mercado = consumo certo!

INFORMAÇÃO ADICIONAL:
As versões mais modernas de Skiny não deixaram de ser vendidas (nos sabores natural, queijo, presunto, requeijão, churrasco e pizza calabresa) em embalagens de 25g e 50g (exceto de 25g para churrasco e pizza) mas eu não os provei. Portanto, não posso dizer se o Skiny Clássico mudou somente a embalagem ou também o conteúdo.
Pelo menos os da embalagem clássica estão torradinhos. Bom aperitivo!

CONHECIMENTO ADQUIRIDO:
Como escrevi lá no início, SKINY CLÀSSICO é apenas um salgado comum, desses que apelidamos de “isopor”, ou seja, não mata a fome. É apenas um tira-gosto.
Mesmo assim, ele tem história, é ligeiramente crocante, não é caro e essa embalagem retrô ainda faz lembrar de boas coisas da infância. No final, há mais motivos para consumi-lo ocasionalmente do que não fazê-lo. Dito isto, estou mastigando o meu agora.

Mais informações:
http://www.skiny.com.br
http://www.mabel.com.br

3 comentários:

Cassidy disse...

Bicho.. agora que eu vi a foto da embalagem lembrei que já comi essa bagaça, hehehe. Mas já faz um puta tempo, tanto que hoje em dia nem tem mais pra vender na minha cidade.

Mas realmente, minha lembrança é de que esse troço é muito bom mesmo. Isopor com gosto... mas gostoso.

Da próxima vez que eu for pra uma capital vou procurar um Skinny pra matar a saudade.

Valeu Vilipendiador!

Felipe Magalhães disse...

Um dia desses eu achei no supermercado aqui na minha cidade e meus olhos até brilharam de tanta alegria. Comprei uns 20 pacotes... Eu amo o Skiny, e nunca esqueço do bigodudo!

Anônimo disse...

amigo.onde vc comprou?estou louca atras dele
meu email: camilypsi@ig.combr